LER POESIA É PRECISO

LER POESIA É PRECISO


Projeto

Ler Poesia é Preciso
 
 
Se “poesia é… brincar com palavras”(José Paulo Paes), por que não começar a ler poesia brincando?
 
Foi exatamente assim que iniciei o projeto Ler Poesia é Preciso com a turma 1604.
 
Com o objetivo de estimular a leitura do gênero, organizei uma brincadeira na qual os alunos pudessem compartilhar oralmente a leitura de poesias de forma lúdica e divertida.

Tive o cuidado de selecionar a maior variedade possível de livros, autores e estilos para poder oferecer uma experiência de aprendizagem rica e diversificada.
 
A atividade foi um sucesso e, certamente, estamos prontos para mais poesia e diversão.
 
Afinal, quem não gosta de brincar?
 
 
 
 
Um pouquinho da brincadeira em movimento:
Confira o passo a passo da brincadeira:
 
1. Separe uma quantidade de livros igual à quantidade de alunos.
2. Selecione as poesias e deixe a página marcada com um post-it.
3. Disponha os livros de poesia de forma aleatória no chão em cima de uma colcha.
4. Organize os alunos sentados em um grande círculo.
5. Tenha uma bola e um apito.
6. Escolha um aluno para ficar de posse do apito e de costas para a roda.
7. Inicie a brincadeira.
8. A bola deverá circular entre os componentes da roda até que aluno de costas apite.
9. Ao som do apito, a bola para.
10. O aluno contemplado com a bola deverá escolher um livro e ler a poesia em voz alta.
11. Ao finalizar a leitura, o aluno trocará de lugar com o colega que está com o apito, e assim sucessivamente.
12. Caso haja repetição de aluno, a vez de ler será passada para o próximo da roda.
13. A brincadeira termina quando o último livro é lido.
14. A atividade também pode ser realizada com palmas ou música.
 
 
Aqui vai uma uma pequena mostra 
dos livros selecionados:
 
 




Agradecimentos:


Espero que tenham gostado.
Fiquem à vontade para enviar comentários e sugestões.

Um abraço a todos.

 

 


Clarice Menezes

Bacharel em Comunicação Social, esp. em Publicidade e Propaganda pela UGF. Graduada e licenciada em Letras pela UERJ com especialização lato sensu em Teoria e História da Arte, Fundamentos e Práticas Artísticas. É professora da Rede Municipal e Estadual do Rio de Janeiro atuando no ensino fundamental e médio. Autora do blog Memória de Trabalho.