CRÍTICA DE CINEMA E SALA DE AULA

Rioeduca.net

Quarta-feira, 23/11/2011

Língua Portuguesa, Crítica e Tecnologia com Rio: o Filme.

Tags: 3ªcre, artesvisuais, blogsderioeducadores, protagonismojuvenil.

 

Conheça os Projetos Bairros do Rio e O Filme na Sala de Aula – ambos com crítica da Profª Clarice Menezes – realizados com os alunos do 9º ano da E.M. Francisco Jobim

Os projetos começaram a partir do trabalho com o caderno pedagógico de Língua Portuguesa do 9º ano/3º Bimestre. Os textos trabalhados no caderno tinham como tema a cidade do Rio de Janeiro e o filme de animação Rio

O projeto iniciou-se com a exibição do filme para os alunos do 9º ano. Logo depois, a profª Clarice propôs uma pesquisa histórica sobre os bairros do Rio de Janeiro. A professora também tem formação em Teoria da Arte e Publicidade o que possibilitou o encaminhamento do projeto para a apresentação em vídeo.
A turma foi dividida em cinco grupos liderados por alunos que tinham conhecimento de um programa para edição de vídeos. Os alunos ficaram empolgados em seguir os passos do cineasta Carlos Saldanha, brasileiro que dirigiu o filme Rio. A pesquisa foi bem abrangente. Os alunos buscaram por músicas, fotos antigas e recentes dos bairros pesquisados. Elaboraram o roteiro dos vídeos e trabalharam com os netbooks do kit da Educopédia para a edição final.
Segundo palavras da Profª Clarice: ” Tínhamos a internet em pleno funcionamento na escola, e eu não ia desperdiçar a chance de construir com eles um trabalho digital. No final, deu tudo certo! Os alunos ficaram muito satisfeitos com os resultados e encantados em trabalhar com o que mais gostam: tecnologia e internet. Para mim, foi uma experiência gratificante. Pude orientá-los explorando novos territórios além de aprender e trocar muito com os meus alunos.”
O trabalho realizado dá conta da revolução que acontece em nossa sociedade e que está em pleno andamento na educação carioca. Agora confira o vídeo dos alunos sobre o Méier, um dos bairros atendidos pela 3ª CRE e que abriga a E.M. Francisco Jobim.

Projeto o Filme na Sala de Aula

Ainda a partir do filme Rio e das atividades propostas nos cadernos pedagógicos, também foi desenvolvido um trabalho de crítica do filme. Aproveitando que os alunos tiveram acesso a várias produções midiáticas que abordaram e esclareceram questões sobre a obra de Carlos Saldanha, foi possível lançá-los ao desafio de escrever suas próprias críticas sobre o filme.

Eles assistiram a entrevistas, a um making of da animação e leram algumas críticas para familiarizarem-se com o gênero. ” Após conversarmos sobre tudo o que vimos, propus aos alunos que redigissem suas próprias críticas e, já que estavam munidos de bastante informação, agora poderiam deixar suas impressões sobre o que fora estudado, desempenhando o papel de críticos de cinema.” – conta a profª Clarice.
Nos textos, podemos perceber o interesse dos alunos em analisar o vídeo não só no aspecto gráfico. A temática e a sonografia não passam despercebidos e este cuidado também transpareceu no vídeo produzido pela turma.
Estas e outras atividades da Profª Clarice Menezes estão em seu blog Memória de Trabalho. A abordagem artística está sempre. A postagem mais recente trabalha a produção textual a partir de telas de pintores consagrados ( Contos de Tela). Passe por lá, confira e deixe um comentário.
Gostou da atividade? Fez algo parecido na escola? É professor e tem blog? Procure orepresentante da sua CRE e divulgue. Estamos aguardando seu contato.