5 atividades de Língua Portuguesa para realizar com dispositivos móveis

Por Clarice Menezes

A nova geração de estudantes pensa e aprende digitalmente. Está conectada e domina amplamente as tecnologias digitais. Constrói suas próprias experiências e dita seus modelos de comunicação. 

Nós, profissionais de educação, precisamos adaptar nossas práticas de forma a estabelecer uma nova relação de diálogo com as atuais formas de aprender de nossos alunos. Aceitar e utilizar as novas tecnologias que estão ao nosso alcance no dia a dia já é um grande passo nesse sentido.

Nesse contexto é que o celular pode ser um grande aliado de professores e alunos em sala de aula, pois ele promove a interatividade e o compartilhamento de informações, facilita a aprendizagem e dinamiza o tempo da aula.

Os celulares possuem múltiplas funções e podem realizar muitas tarefas ao mesmo tempo: fotografar, filmar, ouvir música, usar as redes sociais, mandar e-mail, ver tevê, gravar áudios entre outras atividades.

Há várias maneiras de se utilizar o celular com os alunos e deixar as aulas mais dinâmicas e atraentes, possibilitando ampliar as ações pedagógicas.

Por que usar o celular na sala de aula? 

  • Porque promove a interatividade e compartilhamento de informações
  • Facilita a aprendizagem e dinamiza o tempo do professor e do aluno
  • Engaja os alunos em uma aprendizagem mais criativa e participativa

Utilizando o celular na sala de aula:

ATIVIDADE 1 – COMPARTILHE UMA IMAGEM

Compartilhe uma foto com o grupo para análise/estudo usando a internet (Whatsapp, Facebook, email…) ou o bluetooth do aparelho.

Proposta de atividade: Pesquisar vida e obra do artista a partir do quadro em questão.

Objeto de estudo: Quadro Noite Estrela, van Gogh.

ATIVIDADE 2 – ARMAZENE OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Peça para os alunos criarem uma pasta em seus dispositivos móveis para que os objetos educacionais possam ficar armazenados e à disposição. Imagens, textos, vídeos ou áudios.

É só clicar em meus arquivos e em seguida criar uma pasta com o nome que deseja. Para armazenar textos, imagens e vídeos, clique em ‘mover para’ e adicione à nova pasta criada.

ATIVIDADE 3 – COMPARTILHE UMA POESIA

Compartilhe com o grupo um texto que esteja na internet e possa ser lido e acompanhado por todos em sala de aula através de seus dispositivos móveis. É eficiente, dispensa o uso do papel e a natureza agradece.

Exemplo:  Poesia de Vinícius de Moraes: Soneto de Fidelidade

Sites especializados na obra do artista:

ATIVIDADE 4 – COMPARTILHE UMA MÚSICA

Trabalhe uma música em sala de aula. Exemplo: Terra Planeta Água

Encontre a letra e a canção na internet. Há diversos sites especializados nessa modalidade. Compartilhe com a turma os links dos sites encontrados e dinamize o tempo da aula. Economize tempo, papel e tinta.

ATIVIDADE 5 – ATIVIDADE EXTRA CLASSE

Proponha aos alunos que utilizem a câmera do celular para fazerem atividades extra classe. Assim, poderão compartilhar as descobertas com toda a turma através dos dispositivos móveis.

Exemplo de atividade: Peça para que os alunos registrem imagens do dia a dia relacionadas às linguagens verbal e não-verbal.

  • Como carregar as imagens? Através da internet: Facebook, WhatsApp, Twitter etc
  • Como compartilhar as imagens com o grupo? Através da internet: Facebook, WhatsApp, Twitter ou pelo Bluetooth.

Organize práticas de sala de aula que possam atrair a atenção dos alunos e, que acima de tudo, possam conectá-los às suas aulas através da tecnologia e promover uma interação maior entre todos.

Lembre-se, esse é só o primeiro passo. Há muito mais por vir…

Professor, aproveite o início do ano para se atualizar e deixar suas aulas mais dinâmicas e criativas integrando tecnologia às práticas pedagógicas.

No curso online Professor 3.0: os desafios de ensinar na era digital, você encontra teoria e prática em um só lugar. Aproveite para se inscrever. Acesse o link abaixo.

Nos vemos lá!

https://www.udemy.com/professor-na-era-digital/?couponCode=PROFCLARICE

Clarice Menezes, bacharel em Comunicação Social, esp. em Publicidade e Propaganda pela UGF. Graduada e licenciada em Letras pela UERJ com especialização lato sensu em Teoria e História da Arte, Fundamentos e Práticas Artísticas. É professora da Rede Municipal e Estadual do Rio de Janeiro atuando no ensino fundamental e médio. Autora do blog Memória de Trabalho.

 

 

 

Deixe uma resposta