5 maneiras de usar o Facebook na sala de aula

5 maneiras de usar o Facebook na sala de aula

Por Clarice Menezes

O desafio, para o profissional de educação, atualmente, é desenvolver estratégias de aprendizagem que o aproxime dos alunos. Não à toa, o uso das redes sociais nas práticas docentes vem ganhando cada vez mais espaço. Facebook, Whatsapp e Twitter, por exemplo, estão entre os queridinhos dos alunos na comunicação do dia a dia.

Por que não levar para a sala de aula essas ferramentas e transformá-las em aliadas de professores e alunos?

Utilizar as redes sociais promove interação, troca, autonomia e permite aos alunos ampliar o repertório cultural na mesma proporção em que permite aos professores se informar a respeito do que os aprendizes ouvem, assistem ou fazem. Por isso, criar estratégias pedagógicas capazes de atraí-los para as aulas irá promover um maior interesse pelo conhecimento.

Em um mundo em que as gerações tendem a se afastar, quanto mais próximas as práticas pedagógicas estiverem dos alunos, melhor.

Que tal começar pelas redes sociais?

ATIVIDADE 1 – CRIE UM GRUPO NO FACEBOOK

  1. Primeiramente, crie um grupo no Facebook para o compartilhamento de informações com o número ou nome da turma, da escola ou do professor, como desejar.
  2. Convide alguns alunos para participar do grupo. Provavelmente você terá que adicionar alguns ao seu círculo de amigos. Delegue essa função para os alunos representantes.
  3. Em seguida, estabeleça o propósito do grupo e estipule as regras de convivência.

ATIVIDADE 2 – DIVULGUE AS ATIVIDADES

Aproveite o grupo para divulgar as atividades de sala de aula que foram registradas. Isso mantém a todos informados dos últimos acontecimentos.

ATIVIDADE 3 – CRIE DESAFIOS

Disponha de alguns desafios que estejam de acordo com o que está sendo estudado pelo grupo para incentivar os alunos a pesquisar informações. Eles adoram ser desafiados!

ATIVIDADE 4 – INCENTIVE AS BOAS IDEIAS

Promova as boas ideias e divulgue as descobertas. Utilize o grupo para incentivar os alunos na busca do conhecimento.

 

ATIVIDADE 5 – EXPLORE TEMAS TRANSVERSAIS

Explore o grupo para divulgar e tratar de temas transversais que sejam de interesse dos alunos. É uma oportunidade única de conseguir o engajamento e a participação dos estudantes.

O Facebook, assim como as demais redes sociais, é muito bem vindo em sala de aula desde que seja utilizado para fins pedagógicos. O convite que faço é para que possamos experimentá-lo com o intuito de nos conectarmos aos nossos alunos.

Professor, lembre-se, esse é só o primeiro passo. Há muito mais por vir.

Aproveite o início do ano para se atualizar e deixar suas aulas mais dinâmicas e criativas integrando tecnologia às práticas pedagógicas.

No curso online Professor 3.0: os desafios de ensinar na era digital, você encontra teoria e prática em um só lugar. Aproveite para se inscrever. Acesse o link abaixo.

Nos vemos lá!

https://www.udemy.com/professor-na-era-digital/?couponCode=PROFCLARICE

 

Clarice Menezes, Bacharel em Comunicação Social, esp. em Publicidade e Propaganda pela UGF. Graduada e licenciada em Letras pela UERJ com especialização lato sensu em Teoria e História da Arte, Fundamentos e Práticas Artísticas. É professora da Rede Municipal e Estadual do Rio de Janeiro atuando no ensino fundamental e médio. Autora do blog Memória de Trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Clarice Menezes

Bacharel em Comunicação Social, esp. em Publicidade e Propaganda pela UGF. Graduada e licenciada em Letras pela UERJ com especialização lato sensu em Teoria e História da Arte, Fundamentos e Práticas Artísticas. É professora da Rede Municipal e Estadual do Rio de Janeiro atuando no ensino fundamental e médio. Autora do blog Memória de Trabalho.

Deixe um comentário

Deixe seu comentário