Professor, 5 motivos para você ter um blog!

Professor, 5 motivos para você ter um blog!

 

Por Clarice Menezes

Em Educação é preciso inovar sempre. Como profissionais de educação precisamos estar motivados a buscar práticas que possam deixar as aulas mais criativas e dinâmicas. Mas é preciso ter em mente que as modificações não surgem do nada e sim da observação das ações. Sem isso corremos o risco de nos aventurarmos e não atingirmos os resultados desejados. Para tanto, nada melhor do que o registro de trabalho: planejamento, processo e resultados necessitam de anotações permanentes. É através deste recurso que detectamos o que funciona e o que eventualmente precisa ser deixado de lado.

Hoje em dia há uma série de ferramentas digitais disponíveis das quais podemos lançar mão e uma delas é o blog. Blogs são sites na internet onde diversos conteúdos são publicados: textos, vídeos, imagens, músicas e links.

Não é preciso se tornar um especialista da blogosfera, mas é importante estar com disposição para ser um professor facilitador das novas experiências, compartilhando informações, conteúdos e promovendo uma aprendizagem mais significativa. Há excelentes sites e vídeos tutorias na internet e até mesmo cursos gratuitos que ensinam a montar um blog.

É certo que com isso o docente estará criando uma rede de relacionamentos e um canal de comunicação com os estudantes deixando-os mais próximos do processo de ensino-aprendizagem. O importante é dar o primeiro passo nessa direção.

Confira os 5 motivos pelos quais o professor deve ter um blog:

  1. Incentiva a produção textual 

A publicação dos textos dos alunos no blog é um incentivo para que eles sejam também produtores e não só consumidores de informação e conhecimento. Além disso, há uma maior possibilidade de todos aprenderem com todos.

  1. Estimula a pesquisa e a descoberta

Os alunos ficam mais felizes e satisfeitos quando pesquisam, produzem e compartilham o que descobrem. Portanto, colocá-los de forma ativa diante das atividades é um benefício para todos.

  1. Acelera e facilita o compartilhamento de informações

O compartilhamento de textos, trabalhos, problemas e desafios promove o enriquecimento das aulas. Afinal, não é preciso mais esperar pelos encontros presenciais para a troca de informações, pois há sempre a possibilidade dos alunos deixarem comentários nos posts.

  1. Funciona como repositório de objetos de aprendizagem

A postagem de vídeos, textos, imagens, músicas e links permite que o aluno tenha acesso a um universo que não é o dele ampliando assim o seu repertório cultural, ao mesmo tempo em que permite ao professor se informar sobre o que o aluno ouve, assiste ou faz.

  1. Funciona como portfólio

Ao final do ano letivo o professor terá acesso a tudo o que foi produzido, podendo refletir sobre a sua prática docente com o intuito de aperfeiçoar a metodologia de trabalho e alcançar melhores resultados. Além disso, ter um espaço próprio para publicar artigos, textos e apresentações permite interagir com ouros profissionais de educação.

O que está esperando? Clique no link e veja como é fácil criar um blog.

https://www.blogger.com/about/?hl=pt-BR

 

Clarice Menezes é bacharel em Comunicação Social, especialista em Publicidade e Propaganda pela UGF. Graduada e licenciada em Letras pela UERJ com especialização lato sensu em Teoria e História da Arte, Fundamentos e Práticas Artísticas. É professora da Rede Municipal e Estadual de Educação do Rio de Janeiro atuando no ensino fundamental e médio. Autora do blog Memória de Trabalho.

 

CURSO PROFESSOR 3.0

Professor, aproveite o início do ano para se atualizar e deixar suas aulas mais dinâmicas e criativas integrando tecnologia às práticas pedagógicas.

No curso online Professor 3.0: os desafios de ensinar na era digital, você encontra teoria e prática em um só lugar. Aproveite para se inscrever. Acesse o link abaixo.

Nos vemos lá!

https://www.udemy.com/professor-na-era-digital/?couponCode=PROFCLARICE

 


Clarice Menezes

Bacharel em Comunicação Social, esp. em Publicidade e Propaganda pela UGF. Graduada e licenciada em Letras pela UERJ com especialização lato sensu em Teoria e História da Arte, Fundamentos e Práticas Artísticas. É professora da Rede Municipal e Estadual do Rio de Janeiro atuando no ensino fundamental e médio. Autora do blog Memória de Trabalho.

1 Comentario

  • Cardoso Da Silva Antônio
    dezembro 8, 2021 8:17 pm

    Olha, aos 58 anos de idade, sinto que estou nascendo agora. As tecnologias digitais de informações e comunicação estão fazendo conosco como diria Max Weber, “a vida nos põe de cabeça para baixo, para que possamos andar de cabeça erguida”.

Deixe um comentário

Deixe seu comentário