Os alunos assistiram ao filme Rio e, em seguida, tiveram acesso a uma série de produções midiáticas que abordaram e esclareceram questões sobre a obra de Carlos Saldanha.
Apresentei para a classe duas entrevistas com o diretor do filme, lemos algumas críticas de cinema para nos familiarizarmos com a estrutura do gênero e, por fim, asssitimos ao making of da produção.
Após conversarmos sobre tudo o que vimos, propus aos alunos que redigissem suas próprias críticas e,
já que estavam munidos de bastante informação, agora poderiam deixar suas impressões sobre o que fora estudado, desempenhando o papel de críticos de cinema.
já que estavam munidos de bastante informação, agora poderiam deixar suas impressões sobre o que fora estudado, desempenhando o papel de críticos de cinema.
Essa atividade foi mais um dos desdobramentos do Projeto O filme na sala de aula.
Rio, um filme muito carioca
Rafael Ferreira T: 1.902
Feito por uma pessoa muito talentosa que, finalmente, mostra a nossa cidade ao mundo do jeito que é, bela, animada e com pessoas bem humoradas. Mas, não só mostra o lado positivo, mostra também o lado negativo da cidade, como o contrabando de animais silvestres.
Blu é vivido e dublado por Jesse Eisenberg: uma é ararinha azul que brutalmente foi retirada do seu habitat natural para a comercialização. Jade é a última arara azul fêmea de sua espécie. Juntos, Blu e Jade viveram aventuras com a bela cidade carioca ao fundo.
Um filme maravilhoso de Carlos Saldanha
Eduarda Costa Silveira T: 1.902
Saldanha aproveitou a tecnologia americana para fazer um filme sobre sua cidade natal, Rio de Janeiro.
O filme Rio muda toda a visão dos estrangeiros sobre a nossa cidade linda e maravilhosa que, como qualquer outra cidade tem seus problemas. No filme, Carlos Saldanha aponta o contrabando de animais silvestres, que são representados por duas ararinhas elegantes (Blu e Jade), mas como tudo que é ruim dura pouco, Linda, Túlio e Fernando emocionam-se ao verem a ararinha azul Blu superando seu medo de voar tendo que carregar Jade, ferida, de volta ao ponto de onde foram levados.
Além de mostrar todas as nossas belas paisagens o filme também tem músicas muito bonitas!
Rio, uma expressão de amor à cidade
Júlia da Graça Cunha Monte T: 1.902
O filme Rio (obra de Carlos Saldanha) expressa totalmente o seu amor pelo Rio de Janeiro. O filme narra a história de uma ararinha azul (Blu) que é o ultimo da sua espécie. Na volta para o Rio, Blu apronta poucas e boas nas paisagens mais belas da nossa cidade. O filme também ajuda a mudar completamente a forma de pensar dos estrangeiros. Essa história de superação faz o mundo enxergar a vida e o Brasil de uma forma mais bonita.
Parabéns Saldanha!
Abaixo, alguns links de entrevistas e críticas que utilizei como Objetos de Aprendizagem.
Entrevistas com o diretor:
http://www.youtube.com/watch?v=E7lbyEMXgJY
http://www.youtube.com/watch?v=SvrAgNUfbdc
Crítica:
1 Comentario
Carolina
novembro 4, 2011 9:27 amMaravilha, Cla! Quem sabe você não desperta a vocação de alguns críticos de cinema adormecidos?? Adorei a postagem e a disponibilização do material; super parabéns!!!
---