Por Clarice Menezes
A nova geração de estudantes pensa e aprende digitalmente. Está conectada e domina amplamente as tecnologias digitais. Constrói suas próprias experiências e dita seus modelos de comunicação.
Nós, profissionais de educação, precisamos adaptar nossas práticas de forma a estabelecer uma nova relação de diálogo com as atuais formas de aprender de nossos alunos. Aceitar e utilizar as novas tecnologias que estão ao nosso alcance no dia a dia já é um grande passo nesse sentido.
Nesse contexto é que o celular pode ser um grande aliado de professores e alunos em sala de aula, pois ele promove a interatividade e o compartilhamento de informações, facilita a aprendizagem e dinamiza o tempo da aula.
Os celulares possuem múltiplas funções e podem realizar muitas tarefas ao mesmo tempo: fotografar, filmar, ouvir música, usar as redes sociais, mandar e-mail, ver tevê, gravar áudios entre outras atividades.
Há várias maneiras de se utilizar o celular com os alunos e deixar as aulas mais dinâmicas e atraentes, possibilitando ampliar as ações pedagógicas.
Por que usar o celular na sala de aula?
- Porque promove a interatividade e compartilhamento de informações
- Facilita a aprendizagem e dinamiza o tempo do professor e do aluno
- Engaja os alunos em uma aprendizagem mais criativa e participativa
Utilizando o celular na sala de aula:
ATIVIDADE 1 – COMPARTILHE UMA IMAGEM
Compartilhe uma foto com o grupo para análise/estudo usando a internet (Whatsapp, Facebook, email…) ou o bluetooth do aparelho.
Proposta de atividade: Pesquisar vida e obra do artista a partir do quadro em questão.
Objeto de estudo: Quadro Noite Estrela, van Gogh.
ATIVIDADE 2 – ARMAZENE OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Peça para os alunos criarem uma pasta em seus dispositivos móveis para que os objetos educacionais possam ficar armazenados e à disposição. Imagens, textos, vídeos ou áudios.
É só clicar em meus arquivos e em seguida criar uma pasta com o nome que deseja. Para armazenar textos, imagens e vídeos, clique em ‘mover para’ e adicione à nova pasta criada.
ATIVIDADE 3 – COMPARTILHE UMA POESIA
Compartilhe com o grupo um texto que esteja na internet e possa ser lido e acompanhado por todos em sala de aula através de seus dispositivos móveis. É eficiente, dispensa o uso do papel e a natureza agradece.
Exemplo: Poesia de Vinícius de Moraes: Soneto de Fidelidade
Sites especializados na obra do artista:
- http://www.viniciusdemoraes.com.br/
- http://www.recantodasletras.com.br/
- https://www.vagalume.com.br/vinicius-de-moraes/
ATIVIDADE 4 – COMPARTILHE UMA MÚSICA
Trabalhe uma música em sala de aula. Exemplo: Terra Planeta Água
Encontre a letra e a canção na internet. Há diversos sites especializados nessa modalidade. Compartilhe com a turma os links dos sites encontrados e dinamize o tempo da aula. Economize tempo, papel e tinta.
ATIVIDADE 5 – ATIVIDADE EXTRA CLASSE
Proponha aos alunos que utilizem a câmera do celular para fazerem atividades extra classe. Assim, poderão compartilhar as descobertas com toda a turma através dos dispositivos móveis.
Exemplo de atividade: Peça para que os alunos registrem imagens do dia a dia relacionadas às linguagens verbal e não-verbal.
- Como carregar as imagens? Através da internet: Facebook, WhatsApp, Twitter etc
- Como compartilhar as imagens com o grupo? Através da internet: Facebook, WhatsApp, Twitter ou pelo Bluetooth.
Organize práticas de sala de aula que possam atrair a atenção dos alunos e, que acima de tudo, possam conectá-los às suas aulas através da tecnologia e promover uma interação maior entre todos.
Lembre-se, esse é só o primeiro passo. Há muito mais por vir…
Professor, aproveite o início do ano para se atualizar e deixar suas aulas mais dinâmicas e criativas integrando tecnologia às práticas pedagógicas.
No curso online Professor 3.0: os desafios de ensinar na era digital, você encontra teoria e prática em um só lugar. Aproveite para se inscrever. Acesse o link abaixo.
Nos vemos lá!
https://www.udemy.com/professor-na-era-digital/?couponCode=PROFCLARICE
Clarice Menezes, bacharel em Comunicação Social, esp. em Publicidade e Propaganda pela UGF. Graduada e licenciada em Letras pela UERJ com especialização lato sensu em Teoria e História da Arte, Fundamentos e Práticas Artísticas. É professora da Rede Municipal e Estadual do Rio de Janeiro atuando no ensino fundamental e médio. Autora do blog Memória de Trabalho.
Deixe um comentário