Por Clarice Menezes
O desafio, para o profissional de educação, atualmente, é desenvolver estratégias de aprendizagem que o aproxime dos alunos. Não à toa, o uso das redes sociais nas práticas docentes vem ganhando cada vez mais espaço. Facebook, Whatsapp e Twitter, por exemplo, estão entre os queridinhos dos alunos na comunicação do dia a dia.
Por que não levar para a sala de aula essas ferramentas e transformá-las em aliadas de professores e alunos?
Utilizar as redes sociais promove interação, troca, autonomia e permite aos alunos ampliar o repertório cultural na mesma proporção em que permite aos professores se informar a respeito do que os aprendizes ouvem, assistem ou fazem. Por isso, criar estratégias pedagógicas capazes de atraí-los para as aulas irá promover um maior interesse pelo conhecimento.
Em um mundo em que as gerações tendem a se afastar, quanto mais próximas as práticas pedagógicas estiverem dos alunos, melhor.
Que tal começar pelas redes sociais?
ATIVIDADE 1 – CRIE UM GRUPO NO FACEBOOK
- Primeiramente, crie um grupo no Facebook para o compartilhamento de informações com o número ou nome da turma, da escola ou do professor, como desejar.
- Convide alguns alunos para participar do grupo. Provavelmente você terá que adicionar alguns ao seu círculo de amigos. Delegue essa função para os alunos representantes.
- Em seguida, estabeleça o propósito do grupo e estipule as regras de convivência.
ATIVIDADE 2 – DIVULGUE AS ATIVIDADES
Aproveite o grupo para divulgar as atividades de sala de aula que foram registradas. Isso mantém a todos informados dos últimos acontecimentos.
ATIVIDADE 3 – CRIE DESAFIOS
Disponha de alguns desafios que estejam de acordo com o que está sendo estudado pelo grupo para incentivar os alunos a pesquisar informações. Eles adoram ser desafiados!
ATIVIDADE 4 – INCENTIVE AS BOAS IDEIAS
Promova as boas ideias e divulgue as descobertas. Utilize o grupo para incentivar os alunos na busca do conhecimento.
ATIVIDADE 5 – EXPLORE TEMAS TRANSVERSAIS
Explore o grupo para divulgar e tratar de temas transversais que sejam de interesse dos alunos. É uma oportunidade única de conseguir o engajamento e a participação dos estudantes.
O Facebook, assim como as demais redes sociais, é muito bem vindo em sala de aula desde que seja utilizado para fins pedagógicos. O convite que faço é para que possamos experimentá-lo com o intuito de nos conectarmos aos nossos alunos.
Professor, lembre-se, esse é só o primeiro passo. Há muito mais por vir.
Aproveite o início do ano para se atualizar e deixar suas aulas mais dinâmicas e criativas integrando tecnologia às práticas pedagógicas.
No curso online Professor 3.0: os desafios de ensinar na era digital, você encontra teoria e prática em um só lugar. Aproveite para se inscrever. Acesse o link abaixo.
Nos vemos lá!
https://www.udemy.com/professor-na-era-digital/?couponCode=PROFCLARICE
Clarice Menezes, Bacharel em Comunicação Social, esp. em Publicidade e Propaganda pela UGF. Graduada e licenciada em Letras pela UERJ com especialização lato sensu em Teoria e História da Arte, Fundamentos e Práticas Artísticas. É professora da Rede Municipal e Estadual do Rio de Janeiro atuando no ensino fundamental e médio. Autora do blog Memória de Trabalho.
Deixe um comentário