MOBILE LEARNING

MOBILE LEARNING

por Lúcia Barbosa

I-PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO MOBILE LEARNING

A designação de Mobile learning ou m-learning é utilizada para nomear um novo “modelo” educacional, baseado na utilização de tecnologias móveis. Na sociedade atual, os dispositivos móveis já não são acessórios, mas sim recursos que não dispensamos, ou seja, são ferramentas com elevado potencial reconhecido em diversas áreas, como também na educação. O mobile learning (m-learning) é uma metodologia de ensino que proporciona um novo ambiente para alunos e professores, usando dispositivos móveis como plataformas para viabilizar o aprendizado a distância. O modelo acompanha a tendência de adoção de smartphones e tablets no dia a dia das pessoas, permitindo que esses dispositivos sejam usados como canais de aprendizado. De acordo com o conceito de Mülbert e Pereira (2011), mobile learning ou m-learning “é o conceito que representa a aprendizagem entregue ou suportada por meio de dispositivos de mão tais como PDAs (Personal Digital Assistant), smartphones, iPods, tablets e outros pequenos dispositivos digitais que carregam ou manipulam informações”. Os autores relatam que o termo mobile learning aparece pela primeira vez em uma publicação científica no ano de 2001, onde se destaca a tendência e o potencial desta metodologia como e tempo. Dentre os dispositivos que podem suportar o Mobile Learning, o telefone celular é o mais popular e acessível. Não requer investimentos financeiros por parte das instituições ou esperar de instâncias superiores, já que se trata de um aparelho comum no cotidiano. “Se o computador ainda é um objeto restrito, o celular está presente em boa parte das escolas, nas mochilas dos alunos de diferentes classes sociais.” A promoção da aprendizagem através do m-learning ocorre a partir das suas três principais características que são a mobilidade, a portabilidade e a ubiquidade. Nesse sentido, importa identificar o conjunto de características que distinguem o m-learning de outras modalidades de ensino, são elas:

• Centra a aprendizagem no ambiente e contexto do estudante;

• Permite a publicação imediata de conteúdos;

• Favorece a interação e colaboração;

• Facilita a criação de comunidades de aprendizagem;

• Melhora a confiança e autoestima na aprendizagem;

• Permite uma aplicação imediata dos conhecimentos;

• Enfatiza a aprendizagem diferenciada;

• Favorece o trabalho colaborativo.

A convergência tecnológica permitiu agregar sistemas de informática, comunicação e computação, o telefone celular transformou-se em um uma central multimídia computadorizada. Assim, o aparelho vem sendo reconhecido também como objeto de aprendizagem, devido a vários recursos disponíveis a partir de uma única tecnologia.

II-COMO O MOBILE LEARNING VEM SENDO UTILIZADO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Relativamente à adoção de m-learning no ambiente educacional mais formal, podem ser identificados diversos estudos, que referem um conjunto de pontos chaves a observar neste campo. A análise de vários estudos permite inferir que a exploração destes novos cenários educativos permite, por um lado, potenciar a aquisição do conhecimento e, por outro, promover o enriquecimento dos processos de ensino e aprendizagem. Reconhece-se nos dispositivos móveis a capacidade de diminuir a distância entre a sala de aula e o mundo real, verificando-se assim um aumento da motivação dos alunos.

III-CASES INTERESSANTES DA APLICAÇÃO DO MOBILE LEARNING EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A utilização do Mobile Learning no meio acadêmico demonstra que os professores já enxergam o potencial dessa modalidade. Em vez de combater a incorporação dos dispositivos móveis, aproveitam-se deles para melhorar o desempenho de colaboradores e alunos.• Videoaulas: gravadas em estúdio, geralmente de curta duração, especialmente para consumo em telas menores e em pequenos intervalos de tempo. O fornecedor pode disponibilizá-las apenas on-line, o que limita o acesso, ou em modo off-line.• Aplicativos: desenvolvidos sob medida para dispositivos móveis, podem combinar questionários interativos, conteúdo multimídia e mecanismos de interação entre os usuários.• Gamificação: jogos digitais completamente voltados à educação, que aproveitam mecanismos diversos, como personagens, pontuação, prêmios e níveis de dificuldade, a fim de dinamizar o processo de aprendizagem.• Livros digitais: podem ser simples arquivos estáticos em PDF ou explorar ao máximo os recursos multimídia disponíveis em dispositivos móveis, incluindo à leitura vídeos, áudios, etc.• Cursos e-learning: treinamentos desenvolvidos de acordo com padrões de mobilidade, como adaptação a telas pequenas, que funcionam a partir de ambiente virtual de aprendizagem também otimizado para mobile• Redes sociais acadêmicas: disponíveis em dispositivos móveis por meio de aplicativos, possuem funcionalidades semelhantes a esses, mas com foco principal na interação entre os usuários.

Fonte: ABT Associação Brasileira de Tecnologia Educacional

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ANDERSON, T.; DRON, J. Three generations of distance education pedagogy.International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 12, n. 3, p. 80-97, 2011.

BELL, F.FONSECA, Ana Graciela M. F da. Aprendizagem, mobilidade e convergência: Mobile Learning com Celulares e Smartphones. 2013. Disponível em: < https://xn--peridicos-86a.uff.br/midiae…/article/view/9685>; Acesso em: 06 de mai. 2020. “M-Learning surge aproveitando-se da disponibilidade de dispositivos móveis e considerando-se as necessidades específicas de educação e treinamento”.

LUCAS, Margarida, MOREIRA António. Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores Autores: Editora: UA Editora – Universidade de Aveiro, Portugal.

MÜLBERT, Ana Luisa; PEREIRA, Alice T. C. Um panorama da pesquisa sobre aprendizagem móvel (m-learning). In: Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2011, Florianópolis.Anais do V Simpósio Nacional da ABCiber.

Disponívelem:http://simposio2011.abciber.org/…/Eixo%201/7.E1/80.pdf

MARÇAL, Edgar; ANDRADE, Rossana; RIOS, Riverson. Aprendizagem utilizando dispositivos móveis com sistemas de realidade virtual. RENOTE, v. 3, n. 1, 2005.

SACCOL, Amarolinda Iara da Costa Zanela; SCHLEMMER, Eliane; REINHARD, Nicolau; SARMENTO, Carolina. M-learning ou aprendizagem com mobilidade: um estudo exploratório sobre sua utilização no Brasil. Anais.. Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.


Clarice Menezes

Bacharel em Comunicação Social, esp. em Publicidade e Propaganda pela UGF. Graduada e licenciada em Letras pela UERJ com especialização lato sensu em Teoria e História da Arte, Fundamentos e Práticas Artísticas. É professora da Rede Municipal e Estadual do Rio de Janeiro atuando no ensino fundamental e médio. Autora do blog Memória de Trabalho.

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